Escritas À Deriva: Redes Literárias Nas Malhas Da Ficção Em Língua Portuguesa E Língua Espanhola

Coordenação:
Prof. Dr. João Evangelista do Nascimento Neto
Descrição:

Este projeto intenta investigar a formação de redes literárias na escrita ficcional em língua portuguesa e língua espanhola, contemplando não só os diálogos intertextuais, mas também temáticos e discursivos entre as literaturas africanas, (afro)brasileira, portuguesa e aquelas produzidas pelo países hispânicos, na contemporaneidade, sem recalcar as tensões entre elas. A partir da análise de temas como identidade cultural, discurso nacional, representação étnica, estética e poética literárias, observar-se-á os trânsitos transatlânticos e latino-americanos desprogramados dessas literaturas (deriva), bem como a força desconstrutora das novas rotas que elas traçam nos dias atuais, ao tecer uma ficção que descentra valores ocidentais hegemônicos e erigir uma história a contrapelo em suas respectivas malhas.

Instituição de Financiamento: UNEB
Linha de Pesquisa
Arte e Literatura Latino-Americana.
Situação:

A Pesquisa E O Desenvolvimento De Competências Profissionais No Programa De Mestrado Profissional Em Letras

Coordenação:
Prof. Dr. Marcos Bispo dos Santos
Descrição:
O Programa de Mestrado profissional em Letras (Profletras) teve início no ano de 2013 como resultado do esforço de expansão dos mestrados profissionais, modalidade de pós-graduação já prevista para oferta no Brasil desde 1965, conforme consta do Parecer nº 977/65 do Conselho Federal de Educação. Trata-se de um programa em rede, presente em 49 campi de universidades estaduais e federais das cinco regiões do Brasil, e tem como objetivo geral promover a capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental. Para isso, estabelece uma estrutura curricular que visa à formação teórico-metodológica relacionada com a área de Letras e uma proposta de Trabalho de conclusão de curso orientada pela concepção de pesquisa aplicada. Considerando esses aspectos e que tal proposta de pesquisa é definida no âmbito do Programa como de natureza interpretativa e interventiva, este projeto de pesquisa parte do seguinte problema: os TCC desenvolvidos no Profletras apresentam indicadores consistentes de que a capacitação oferecida promoveu o desenvolvimento profissional dos docentes, de acordo com os objetivos do Programa? Trata-se de uma pesquisa documental de métodos mistos, quantitativo e qualitativo, que tem como objetivo situar a proposta de formação de professores do Profletras no contexto das concepções de formação docente e, dessa forma, avaliar se o Programa dispõe das condições teórico-metodológicas para uma formação docente capaz de ultrapassar os limites estreitos do desenvolvimento de uma proposta de intervenção para se constituir como um processo através do qual o professor compreenda a necessidade de refletir constantemente sobre sua prática profissional. Os modelos de formação de professores que fundamentarão a análise dos TCC serão as seguintes: o aplicacionista/tecnológico e o prático-reflexivo, propostos e/ou discutidos por autores como SCHÖN (2008), GARCÍA (1999), ALTET (2008), MACKERNAN (2009), PERRENOUD (2008), PAQUAY et al. (2012), TARDIF UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Autorização Decreto nº 9237/86. DOU 18/07/96. Reconhecimento: Portaria 909/95, DOU 01/08-95 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CAMPUS V – SANTO ANTÔNIO DE JESUS MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS www.profletrasdch5.uneb.br (2011), PEREIRA & ZEICHNER (2008), CARVALHO (2013), POZO (2002), JOLIBERT et al. (2007), PENTEADO & GARRIDO (2010) e HARTMAN (2015). A coleta de dados será feita em todas as unidades do Profletras no Brasil e, em cada uma serão selecionados, aleatoriamente, apenas um trabalho de cada orientador. Nos casos em que um professor orienta trabalhos nas duas linhas de pesquisa do Programa, será escolhido um de cada linha. A análise de dados será feita a partir dos seguintes critérios: i) modelo de formação de professores adotado no trabalho; ii) tipo de pesquisa, isto é, se apresenta ou não natureza interpretativa/interventiva; iii) Presença de indicadores de desenvolvimento profissional do professor; iv) transferencibilidade, ou seja, se a proposta de intervenção permitiu o desenvolvimento de competências profissionais, em condições reais da prática docente, passiveis de transferência para outros contextos de ensino-aprendizagem.
Instituição de Financiamento: UNEB
Linha de Pesquisa
Situação:
Link:

Pró-Aula

Coordenação:
Profa. Dra. Patrícia Ribeiro de Andrade
Descrição:
A proposta do projeto é desenvolver pesquisa e produção tecnológica. A partir de atividades de pesquisa, serão construídas sugestões de aulas de língua portuguesa, as quais serão disponibilizadas em home page denominada Pró-aula, com a finalidade de oferecer a professores da educação básica instrumentos pedagógicos para abordagem de tópicos considerados difíceis no processo de ensino e aprendizagem.
Instituição de Financiamento: UNEB
Linha de Pesquisa
Leitura e Produção textual: diversidade social e práticas docentes
Situação:
Link:

Os Argonautas – Uma Tradução De Os Lusíadas Para A Linguagem Das Histórias Em Quadrinhos, Como Zona Dialógica Entre Cultura Erudita E Cultura De Massa

Coordenação:
Prof. Dr. Paulo de Assis de Almeida Guerreiro
Descrição:
Trata-se de um trabalho de tradução-criação-adaptação dos dez cantos de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões para a linguagem das histórias em quadrinhos (HQ). Conforme as possibilidades adquiridas para a implementação do projeto, tenta-se desenvolvê-lo a partir de dois eixos intercomplementares: 1. O eixo teórico em que, através da utilização de determinadas categorias da tradução intersemiótica, busca-se compreender a natureza da zona de interseção que pode ser estabelecida entre um código verbal, como a literatura, e um código híbrido, sincrético, como as histórias em quadrinhos; e 2. O eixo didático que, visando contribuir para a solução de problemas detectados pela prática docente, tenta-se desenvolver estratégias e material alternativo para se trabalhar com conteúdo próprio de disciplinas da área de literatura. UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Autorização Decreto nº 9237/86. DOU 18/07/96. Reconhecimento: Portaria 909/95, DOU 01/08-95 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CAMPUS V – SANTO ANTÔNIO DE JESUS MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS www.profletrasdch5.uneb.br 2 3. Objetivo principal: criar alternativas didáticas para o ensino da literatura. 4. Objetivos específicos: 4.1. Refletir sobre a ideia de trans-, multi- e interdisciplinaridade a partir do conceito de tradução intersemiótica; 4.2. Compreender a natureza das zonas de interseção que são estabelecidas, pela arte, entre as chamadas culturas eruditas e cultura de massa; e 4.3. Produzir material didático que possa contribuir para a formação de leitores. 5. Público alvo: alunos do ensino fundamental e do ensino médio.
Instituição de Financiamento: UNEB
Linha de Pesquisa
Experimentalismo literário.
Situação:
Link:

Contos Estilizados E Desenvolvimento Cognitivo

Coordenação:
Profa. Dra. Priscila Peixinho Fiorindo
Descrição:
Considerando a Psicolinguística como a ciência que estuda os processos psicológicos implicados na aquisição e no uso da linguagem, observamos a interdisciplinaridade por se tratar de uma área de pesquisas variadas, em que o investigador pode optar entre diferentes possibilidades de recorte. Nesta perspectiva, o objetivo, atual, é estilizar alguns contos de fada, ou seja, modificar alguns detalhes da história fonte, por exemplo, substituir as guloseimas que aparecem nos contos originais por alimentos saudáveis, para, posteriormente, criar filmes curtos e transformá-los em material pedagógico para educação básica.
Instituição de Financiamento: UNEB
Linha de Pesquisa
Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.
Situação:
Link: Trabalhos

Uma Leitura Das Representações Engras Em Textos Da Historiografia Literária Brasileira

Coordenação:
Rosemere Ferreira Da Silva
Descrição:
O projeto de pesquisa procura estudar as diferentes representações de negros/as e afrodescendentes em textos literários do século XIX e ou século XX, em contraste com uma produção literária contemporânea da literatura afrobrasileira, com o objetivo de levantar discussões acerca do modo como alguns discursos produzidos operam processos de caráter racista e discriminatório, em contextos que incidem diretamente sobre o desenvolvimento das populações negras do país.
Instituição de Financiamento: UNEB
Linha de Pesquisa
Leitura e Produção textual: diversidade social e práticas docentes
Situação:
Link: